Guerra das Laranjas (6 de Maio - 6 de Julho de 1801)
- A Espanha conservava, na qualidade de conquista, a praça-forte, território e população de Olivença, mantendo o rio Guadiana como linde daquele território com Portugal (art. IV);
- Eram indemnizados, de imediato, todos os danos e prejuízos causados durante o conflito pelas embarcações da Grã-Bretanha ou pelos súbditos de Portugal, assim como dadas as justas satisfações pelas presas feitas ilegalmente pela Espanha antes do conflito, com infracções do território ou debaixo do tiro de canhão das fortalezas dos domínios portugueses.
Outro ponto importante foi que, mesmo perdendo a guerra, não foi de todo mal para Portugal, pois este conseguiu aumentar suas fronteiras coloniais no Brasil, sobretudo no atual Mato Grosso do Sul.
A Concordata de 1801
Outro importante acontecimento deste ano foi a Concordata entre o governo francês e o Papa Pio VII. Com tal acordo, Napoleão visava diminuir as hostilidades entre a Igreja e a França, pois, mesmo estes [Estados Papais] tendo se tornado estados satélites franceses, a resistência dentro do próprio clero não diminuíra. Tal concordata tinha como condições gerais:
- O Catolicismo seria "a religião da grande maioria dos franceses", porém não a religião oficial, em respeito ao Protestantismo;
- O Imperador nomearia os bispos (como funcionários públicos), mas o Papa teria o poder de expulsá-los;
- O Estado iria arcar com as despesas e subsídios do clero;
- A Igreja renunciaria a todos as reivindicações dos territórios tomados pela França desde 1790;
- Estabelecimento do calendário gregoriano, em detrimento do calendário republicano revolucionário.
Com a Concordata de 1801 o Papa Pio VII visava um certo ganho de poder dentro das instituições francesas.
Fim da Guerra com a Segunda Coalizão
O Tratado de Amiens, firmado no dia 25 de Março de 1802, entre França e Reino Unido, punha fim a Guerra da Segunda Coalizão. No tempo, tal tratado foi chamado de "Tratado da Paz definitiva". Apesar do enfraquecimento de sua economia interna, a França conseguiu muitos ganhos a partir desse tratado, como a demarcação definitiva da Guiana Francesa, a recuperação de colônias como a Índia Ocidental, Colônia do Cabo e República Batávia, pelos ingleses; além da retirada de tropas britânicas do Egito (entretanto, Napoleão teria que retirar suas tropas dos Estados Papais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário