Após a bem sucedida intervenção contra a revolta monarquista, ocorrida em 1795, na França; Napoleão passa a ser visto como uma das mais respeitáveis figuras francesas e era visto com alguém confiável, tanto pela classe burguesa/governante, quanto pelo antigo terceiro estado (artesãos, camponeses e profissionais liberais.
Em 1796, Napoleão ganha a chance de mostrar suas habilidades fora da França, ganhando o comando do Exército de Itália (Armèe d'Italie) no dia 2 de Março, assumindo, de fato, no dia 26. Também nesse intervalo, Napoleão se casou com Josefina de Beauharnais, no dia 9. No dia 11, Napoleão viajava pra Itália pra iniciar sua primeira campanha internacional.
Batalha de Montenotte (12 de Abril de 1796)
A Batalha de Montenotte foi travada em 12 de Abril de 1796, entre o exército francês de Itália, sob o general Napoleão e um corpo austro-sardo sob Conde Eugène-Guillaime Argenteau. Os franceses ganharam a batalha, que foi travada perto da aldeia de Cairo Montenotte no Reino da Sardenha-Piemonte. A cidade moderna está localizado na parte noroeste da Itália.
Em 11 de abril, Argenteau levou 3.700 homens em vários assaltos contra um reduto francês mas não conseguiu tomá-la. Na manhã do dia 12, Bonaparte concentra grandes forças contra Argenteau, agora em menor número. O impulso mais forte francês veio da direção do reduto da montanha, mas uma segunda força caiu no flanco direito austríaco fraco e suprimiu-o. Na sua retirada apressada do campo, a força de Argenteau perdeu muito e estava muito desorganizada. Este ataque contra a fronteira entre os exércitos da Áustria e da Sardenha ameaçou romper o vínculo entre os dois aliados. Esta ação foi o início da Campanha Montenotte.
"Ataque ao redonte do Monte-Legino", por Giuseppe Pietro Bagetti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário