Mostrando postagens com marcador Golpe de 18 Brumário. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Golpe de 18 Brumário. Mostrar todas as postagens

sábado, 29 de agosto de 2015

Período Consular: O Golpe de 18 Brumário!

Após sair do Egito, Napoleão chega a França no dia 9 de Outubro de 1799, reativando todas suas articulações políticas e colocando-se em uma posição neutra em relação a grande crise que havia se instaurado no país, devido a Guerra da Segunda Coligação. Um mês após ter chegado, no dia 9 de Novembro, ocorre um Golpe de Estado no qual, o Diretório, enfraquecido, cai perante o novo governo que, agora, seria formado por três cônsules; entre eles Napoleão, como Primeiro-Cônsul e, portanto, de maior poder, na prática.

No dia seguinte, Napoleão fecha também, o Conselho dos Quinhentos (ilustração abaixo). O Golpe foi aclamado pelos mais vastos setores da sociedade, sobretudo, pela burguesia; que via na figura de Napoleão a paz desejada naquele momento e a consolidação econômica da França. Além do apoio de indivíduos do próprio Diretório que visavam subir nas classes políticas com a nova ordem instaurada.

Assim, se inicia o Período Consular Trino, que antecede, o Império Napoleônico.

"O general Bonaparte no Conselho dos quinhentos", por Bouchot.
























Os 3 Cônsules: Jean Jacques Régis; Napoleão Bonaparte e Charles-François Lebrun.