Com a retirada do General Beaulieu para a fortaleza de Mântua, após sua derrota em Lodi; inicia-se um período de muita movimentação militar e batalhas no Nordeste da Itália; sobretudo, pelos contra-ataques austríacos contra os franceses, com a finalidade de libertar os 9000 homens sitiados de Beaulieu.
Da região do reno, chegaram 47.000 austríacos, sob o comando do veterano de guerra Marechal-de- campo Wurmser com a missão de libertar Mântua e expulsar Napoleão da Itália. Dividindo suas tropas em quatro colunas distintas, Wurmser inicia seu avanço no dia 29 de Julho, porém comete o erro de abrir um grande espaço entre estas. Napoleão, vendo a falha, avança com 20.000 soldados contra a coluna mais ao norte, comandada pelo General Peter Quasdanovich, e a separa do restante do exército austríaco que continuou avançando para Mântua, de onde, as tropas francesas tinham feito uma retirada estratégica. Logo, deu-se a Batalha de Lonato; no dia 3 de Agosto.
Batalha de Lonato (3-4 de Agosto de 1796)
Quasdanovich foi pego desprevenido e não poderia comunicar-se com Wurmser, enquanto a batalha se desenrolasse. Os austríacos chegaram a ocupar Lonato, no dia 3 de Agosto, mas sem poder resistir ao avanço das tropas de Napoleão, fugiram no dia seguinte.
O resultado da batalha foram 5000 mortos austríacos, para 2000 franceses. Ao ser informado da derrota na batalha, Wurmser reagrupa suas tropas e marcha com 25.000 homens para confrontar Napoleão, que vinha perseguindo o restante do corpo de Quasdanovich. Deu-se, então, a Batalha de Castiglione, em 5 de Agosto.
Napoleão após a Batalha de Lonato.
Batalha de Castiglione (5 de Agosto de 1796)
Tal batalha tem importância devido ao grande número de forças empenhadas nesta, ao todo, foram 55.000 homens, 30.000, sob o comando de Napoleão e 25.000, sob o comando de Wurmser. Após uma série de rápidos avanços e recuos por ambas as partes, Napoleão perfurou as linhas austríacos no Monte Medolano. Sem uma posição mais alta, Wurmser ordenou a retirada para além de Mântua, não sem antes abastecer os soldados ali presentes.
A batalha teve um custo humano de cerca de 3500 homens, dos quais 2000 eram austríacos. 1000 austríacos foram, também, capturados. Com a vitória Napoleão, abandonou a ideia de invadir Mântua e passou a manter o sitiamento e esperar que os austríacos ali, morressem de fome e doenças.
À cerca das 10 horas, Batalha de Castiglione. Sob o comando de Napoleão, Marmont traz artilharia em Mount Medolano enquanto a divisão de Augereau começa o ataque na planície central. Quadro de Victor Adam.
Batalha de Rovereto (4 de Setembro de 1796)
Após um curto período de reorganização de ambos os lados, Napoleão deixa uma pequena guarnição cercando Mântua e parte com 34.000 homens para o Norte, perseguindo Wurmser; enquanto, esse, utilizou-se do tempo para se reagrupar, dividindo-se em dois grandes grupos: ele rumou para Mântua com 24.000 homens, enquanto, o General Dadidovich ficou com 20.000 homens pra proteção do Tirol.
Sabendo do movimento, Napoleão decide atacar Dadidovich que, por enquanto, só teria cerca de 12.000 soldados a sua disposição. Assim deu-se a Batalha de Rovereto, aonde os 20.000 franceses derrotaram as tropas austríacos, impusendo-lhes 3000 baixas e sofrendo apenas 750.
Ficando ciente de mais uma derrota, Wurmser foi obrigado a estagnar seu avanço e esperar o reagrupamento das tropas, então, em fuga.